Municípios do Ceará em alerta "altíssimo" de Covid caem a menos da metade ~ TribunaIguatu.com

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Municípios do Ceará em alerta "altíssimo" de Covid caem a menos da metade

 


O Ceará tem 77 dos 184 municípios em nível “altíssimo” de alerta contra a Covid-19, de acordo com classificação definida pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O número diminuiu cerca de 57% em relação ao registrado na primeira quinzena de maio, quando apenas o município de Catarina — com 20 mil habitantes — não estava no nível de alerta mais alarmante. 

Baseada nas semanas epidemiológicas 28 e 29 — período correspondente ao intervalo entre os dias 11 e 24 de julho — a pasta computou ainda 12 municípios vivendo em um nível de alerta baixo, considerado como “novo normal”. Há ainda 56 em nível “alto” e 40 com alerta “moderado”, conforme dados divulgados no IntegraSUS. 

Em relação às macrorregiões, o Cariri apresenta situação mais preocupante, com 41 dos 45 municípios em situação de alerta “alto” ou “altíssimo”. Desses, as três cidades com as maiores populações (Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha) estão na classificação mais crítica. Já na macrorregião de Fortaleza, a situação é um pouco melhor, com 13 das 44 cidades em níveis moderado ou baixo. 

A categorização definida pela Sesa tem objetivo de recomendar as medidas que devem ser tomadas pelo gestor de cada município. Para isso, são considerados distintos indicadores da pandemia, como o percentual de leitos ocupados de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a taxa de positividade de testes RT-PCR, considerado o mais confiável para identificar a doença. 

A pressão assistencial da rede hospitalar do Estado é um dos índices que tem apresentado queda nas últimas semanas. Neste domingo, 51,07% das UTIs estavam ocupadas, conforme dados do IntegraSUS consolidados às 18h04min. Nas enfermarias, a taxa é de 29,44%. Há um mês, no dia 25 de junho, os índices eram de 76,17% e 46,49%, respectivamente. Os dados levam em consideração as informações de todas as unidades que atendem pacientes com Covid-19, nas esferas pública e privada.

Via: Lindomar Rodrigues
Foto: Divulgação

#Ceará #covid 

0 comentários:

Postar um comentário